11697 - Marketing Jurídico na Prática
A quem se destina: Advogados, bacharéis, estudantes do curso de Direito e profissionais atuantes em diversas áreas
Carga horaria: 6 Horas.
Período: 10, 11 e 12 de Junho
Data de início: 10/06/2025
Data de término: 12/06/2025
Investimento: R$ 260,00 e para Jovens Advogados e Estudantes de Direito R$ 208,00
**pague utilizando os créditos da sua Anuidade**
Dias: 10, 11 e 12 de Junho - Terça, quarta e quinta-feira das 19h às 21h
**Vagas limitadas**
O curso será realizado no Núcleo ESA de Ribeirão Preto: Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 - Jardim São Luiz
Objetivo Geral: Proporcionar aos aulos que conheçam e operacionalizem ações específicas de estruturação de marca,
sua diferenciação perante o público alvo, construção de caminhos prospectivos éticos e alinhamento da advocacia e do/a advogado/a com o mercado moderno;
Objetivos Específicos: Como objetivo final deste curso, o aluno deverá conhecer as ferramentas de marketing disponíveis no Provimento 205/21 para a modernização
da advocacia e projeção ética no mercado; Compreender as atitudes positivas e também nocivas à imagem construída no mercado jurídico; Compreender o impacto de uma
correta diferenciação da marca na evolução de carreira e aumento de clientela; Manejar um adequado planejamento de marketing; Alinhar a comunicação institucional
com as dores e dúvidas do público alvo e persona prospectiva de sua advocacia. Aprender as técnicas de negociação aplicadas à advocacia.
Ementa: Introdução ao Marketing – Imagem corporativa – Blindagem institucional - Provimento 205/2021 – Prospecção e ações éticas – Maus exemplos -
Diferenciais – Marca corporativa – Endomarketing e Marketing interno - Negociação
Objetivos Específicos;
Conteúdo Programático:
Terça-Feira (10/06) - Prof. Alexandre:
Tema 1 - Introdução ao Marketing
1.1. a. Apresentação do tema
1.2. b. Conceitos básicos
1.3. c. O que é Imagem corporativa
1.3 d. Como o mercado vê o advogado
1.4 e. Blindagem Institucional
Quarta-Feira (11/06) - Prof. Alexandre:
Tema 2 - Diferenciais
2.3. a. Fortalecimento Prospectivo
2.4. b. Ações Éticas Possiveis
2.5. c. Maus Exemplos
Quinta-Feira (12/06) - Prof. Silvia:
Tema 4 - Advogado negociador: Técnicas universais das negociações de sucesso
4.1. a. O papel da negociação na advocacia contemporânea
4.2. b. Princípios do Programa de Negociação de Harvard
4.3. c. Técnicas de Negociação de Harvard Aplicadas à Advocacia
Referências Bibliográficas:
1 - KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
2 - TZU, Sun. A Arte da Guerra. SP: Editora Gente, 1989.
3 - MEDINA, Paulo Roberto de Gouvêa. Comentários ao código de ética e disciplina da OAB: análise do Código de 2015 – Rio de Janeiro: Forense, 2016.
4 - SAMPAIO, Rafael. Vantagem Digital: um guia prático para transformação digital. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
5 - DeveMARTIN, Amy Jo. Renegades Write the Rules: How the Digital Royalty Use Social Media to Innovate. USA: Wiley & Sons Incorporated, 2012.
6 - BOONE, Louis E, & KURTZ, David L. (1998) Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC
7 - KOTLER, Philip & KELLER, Kevin. (2006) Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
8 - GRACIOSO, Francisco. (2002) Propaganda: engorda e faz crescer a pequena empresa. São Paulo: Atlas.
9 - CAPOMAR, Marcos Cortez & IKEDA Ana Akemi (2006). O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva.
10 - McDONALD, Malcolm. (1989) Tem barriers to marketing planning. Journal of Marketing Management, v.5, n.1. Apud
11 - BRUM, A. M. Endomarketing Estratégico: Como Transformar Líderes em Comunicadores e Empregados em Seguidores. Integrare Editora, 2017.
12 - ESTEVES, S., OLIVEIRA, L. Employer Branding: Crie uma marca empregadora forte e com propósito para atrair e engajar as pessoas de que seu negócio precisa. Buzz Editora, 2023.
13 - FONTENELE, Í. P. Gestão da Cultura na Advocacia. Evora, 2019.
14 - SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. Atlas, 2017.
15 - SMALLWOOD, N., Ulrich, D. A Marca da Liderança. Best Seller, 2009.
16 - SPILLER, E. S., Homedes Plá, D. R., Ferreira da Luz, J., & outros. Gestão de serviços e marketing interno (FGV Management). FGV, 2014.
17 - ANDRADE, R. O. B. de; ALYRIO, R. D.; MACEDO, M. A. da S. Princípios de Negociação: Ferramentas e Gestão. São Paulo: Atlas, 2007.
18 - BURBRIDGE, R. M., de; COSTA, S. F. de; LIMA, J.G. H, de; MOURÃO, ALESSANDRA N.S.F.; MANFREDI, D.. Gestão de Negociação - Como Conseguir o que se quer sem ceder o que não se deve. São Paulo: Saraiva, 2008
19 - CAPOMAR, Marcos Cortez & IKEDA Ana Akemi (2006). O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva.
20 - CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2001.
Docentes:
Alexandre Motta
Lattes: https://lattes.cnpq.br/8316540364109772/9871254159441150
Silvia Zago
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9871254159441150
ATENÇÃO:
1) Jovens advogados e estudantes do curso de direito, para obterem o desconto:
1º passo: fazer o cadastro no site: www.ribeiraopreto.esaoabsp.edu.br no portal do aluno;
2º passo: enviar e-mail para ribeirao.preto@esa.oabsp.org.br solicitando o código de desconto com as seguintes informações: cópia da carteira da OAB ou declaração que está cursando a faculdade de direito e nome do curso desejado.
2) Certificação: serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência;
3) Todos os comunicados sobre os cursos, serão encaminhados no e-mail cadastrado no site da ESA.
Dúvidas através do WhatsApp (16) 99618-1880 ou e-mail: ribeirao.preto@esa.oabsp.org.br